Uma extensão do GNOME altamente útil é a Screenshot Tool, que permite expandir significativamente as capacidades de captura de tela do sistema.
Embora o GNOME tenha aprimorado essa funcionalidade ao incluir uma tela interativa de captura que oferece opções como seleção de área, captura de uma janela de aplicativo ou da tela inteira, ele agora salva diretamente os arquivos na pasta de capturas, sem a opção anterior de copiar para a área de transferência. Isso pode levar a uma acumulação de centenas de arquivos na pasta de capturas.
A extensão Screenshot Tool oferece diversas opções, como a escolha entre copiar ou salvar a captura de tela, a configuração de atalhos diretamente na extensão e a opção de otimizar automaticamente a imagem para reduzir o tamanho, tudo isso na barra superior.
As extensões do GNOME são bastante úteis para personalizar e aprimorar sua experiência. Se você ainda não as conhece, explore as várias opções disponíveis. Além da Screenshoot Tool, outras extensões que eu gosto muito são:
- Clipboard History : Mantém um histórico da área de transferência (atualmente, apenas para texto).
- Sound Input & Output Device Chooser : Permite selecionar dispositivos de entrada e saída de áudio.
- TopHat : Monitor de sistema (CPU, memória, rede) visível na barra superior.